Serviço de Aconselhamento Agrícola(SAA)





A COAPE é uma entidade reconhecida pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) para prestação de Serviços de Aconselhamento Agrícola. O Serviço de Aconselhamento Agrícola é um serviço personalizado e de adesão voluntária que a COAPE enquanto entidade parceira da CONFAGRI presta no âmbitodo Balcão Verde.


A CONFAGRI actua como Entidade Líder deste serviço, garantindo a prestação de um serviço técnico de elevada qualidade para todo o continente, nomeadamente para auxílio no cumprimento dos indicadores da condicionalidade.


Destina-se a pessoas singulares ou colectivas que desenvolvam a actividade agrícola nos termos do artigo 2.º do Regulamento (CE) nº 73/2009, isto é, que inclua a produção, criação ou cultivo de produtos agrícolas, incluindo a colheita, ordenha, criação de animais e detenção de animais para fins de produção, ou a manutenção das terras em boas condições agrícolas e ambientais.





Para que serve?
Consciencializar os agricultores para as normas e requisitos legais relativos ao princípio da condicionalidade;
Auxiliar os interessados no cumprimento desses requisitos, nomeadamente nas temáticas:

  1. Ambiente;
  2. Saúde Pública, Saúde Animal e Fitossanidade;
  3. Bem-estar dos Animais;
  4. Boas Condições Agrícolas e Ambientais;
  5. Segurança no Trabalho.

Evitar a redução ou exclusão nas ajudas recebidas pelos agricultores.


Quais as vantagens?

  1. Esclarecimento personalizado e com acesso privilegiado às orientações prestadas pela Administração Pública;
  2. Equipa técnica experiente, pluridisciplinar e com formação adequada;
  3. Local físico de atendimento permanente;
  4. Identificação de Zona Vulnerável e/ou Rede Natura na qual esteja inserida a exploração;
  5. Serviço digital de alerta sobre novas informações no âmbito do SAA;
  6. 2.ª visita à exploração, para identificar as não conformidades que se mantêm.

O que é a Condicionalidade?
A condicionalidade, no âmbito da PAC, pretende garantir que o agricultor, em todas as actividades agrícolas da exploração, cumpre uma série de requisitos nos domínios do ambiente, da saúde pública, saúde animal e fitossanidade e do bem-estar dos animais, além do cumprimento das boas condições agrícolas e ambientais. Em caso de incumprimento, da responsabilidade do agricultor, os apoios podem sofrer redução ou exclusão. Essa redução ou exclusão abrange os beneficiários de:

  1. Ajudas directas, como o RPU;
  2. Apoios no âmbito do ProDeR, como a Manutenção da Actividade Agrícola em Zona Desfavorecida, as Medidas Agro e Silvo Ambientais ou os apoios à Florestação de Terras Agrícolas;
  3. Apoios à Reestruturação e Reconversão das Vinhas e do Prémio ao Arranque da Vinha previstos na nova Organização Comum de Mercado (O.C.M.) Vitivinícola.


Para ser contactado para apresentação do Serviço de Aconselhamento Agrícola da COAPE preencha o formulário no final desta página.



Protocolos com entidades bancárias





Exclusivo para cooperantes



A COAPE, Cooperativa Agropecuária dos Agricultores de Mangualde CRL, dispõe de protocolos com várias entidades bancárias que conferem diversas vantagens aos seus cooperantes.





Serviços de apoio a pagamentos e recebimentos, apoio à tesouraria e ao investimento e seguros são apenas algumas dessas vantagens. Fale connosco para conhecer melhor estes protocolos e como eles o podem ajudar a exponenciar o seu negócio!



Para mais informações contacte-nos





Ou preencha o formulário e nós entraremos em contacto consigo